As ações beneficiaram cerca de 420 famílias quilombolas do município de Traipu
Oferecer mais eficiência, segurança e qualidade na rede elétrica, e contribuir com a redução de ocorrências de falta de energia e oscilações estão entre os objetivos da Equatorial Alagoas, por isso, a distribuidora tem intensificado as ações de manutenção preventiva nos municípios alagoanos. O povoado Mumbaça, localizado na zona rural do município de Traipu, que atende mais de 420 famílias quilombolas, é uma das localidades que recebeu um conjunto de melhorias na rede elétrica. Os investimentos na região somam R$ 330 mil.
Entre as ações realizadas, estão a substituição de componentes da rede elétrica, troca e implantação de 22 novos postes de baixa e média tensão, podas de árvores próximos aos fios, inspeções técnicas, ligações novas, alteração de padrão e o afastamento da rede elétrica do limite das construções residenciais, o que proporciona mais segurança para os moradores da região.
De acordo com o executivo de Manutenção, Alysson Cantidiano, a distribuidora realizou ainda a instalação de mais de 1.500 metros de cabos de rede multiplexada de baixa tensão. Uma tecnologia que é formada por condutores isolados e entrelaçados, de maior espessura, compacto e coberto, responsável por uma condução elétrica mais eficiente, tornando o sistema menos vulnerável a interrupções e também mais seguro.
Outro serviço realizado durante a ação foi a instalação de espaçadores. “São equipamentos instalados na rede elétrica de baixa tensão, que mantém os cabos afastados uns dos outros para evitar interrupções e curtos-circuitos e garantir mais segurança para a população. Também foi feita a instalação de mais um transformador e a ampliação de potência de outros dois, para que a energia ofertada seja compatível com o consumo dos clientes”, explicou o executivo.
A dona de casa Margarida de Araújo, moradora do povoado há mais de 30 anos, mencionou a alegria de estar recebendo energia de qualidade em sua residência. “A comunidade sofria há anos com problemas de energia. Foi uma surpresa boa ver tanta gente trabalhando em benefício da nossa comunidade. Estou muito feliz e satisfeita porque agora temos energia de qualidade em nossas casas”, disse Margarida.
Outro morador que também ficou feliz com o trabalho realizado pela distribuidora foi o agricultor Rogério Lino. Ele mencionou que construiu sua casa muito próximo da rede elétrica e que tinha receio devido ao risco de choque. “A Equatorial realizou o afastamento de toda rede elétrica do limite das propriedades, inclusive, da minha residência. Isso traz mais segurança para minha família e para os moradores dessa localidade. Além disso, com a troca da rede elétrica e a implantação de postes novos, a qualidade da energia melhorou em 100%”, afirmou Rogério.
Ações de manutenção preventiva
As ações de manutenção preventivas, que visam melhorias no fornecimento da energia elétrica, são realizadas semanalmente em áreas consideradas críticas, identificadas a partir do número de chamados registrados por meio dos canais oficiais de atendimento da Equatorial Alagoas. “A partir do volume de ocorrências feitas pelos clientes, traçamos um plano e programamos os serviços na localidade, a fim de melhorar a distribuição em áreas que tiveram o fornecimento de energia comprometido de forma recorrente”, mencionou o executivo de Manutenção.
O gerente de Técnico Comercial da Equatorial, Maycon Keydell, ressalta a importância e os benefícios das ações para os alagoanos. “A distribuidora tem investido em melhorias no fornecimento de energia elétrica do Litoral ao Sertão de Alagoas. São ações que ofertam muito mais que energia de qualidade, elas contribuem também com o desenvolvimento e a qualidade de vida dos alagoanos. Esse é o compromisso que a Equatorial tem com seus clientes e com todo o estado”, afirmou o gerente.